Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A díficil definição da primeira mensagem

Pois é, os dias passaram e nada de me definir acerca de que assunto, tema, reflexão ou comentário postaria como minha primeira mensagem depois daquela, digamos, 'inaugural'. Decidi, por fim, não esperar mais.
Por estes dias, ando recolhido a leitura de livros interessantes e à maturação de projetos de escrita que delimitam compromissos para todo o ano. Espero poder cumpri-los. Para tanto, quero deixar aqui registradas as idéias chave do que pretendo desenvolver como textos para possível publicação:
1) Um dos 'projetos' é o de escrever um livro reunindo um conjunto de reflexões em torno da clínica, seus conceitos, suas categorias e a crítica aos modos como vem sendo difundida suas adjetivações: clínica médica, clínica ampliada, clínica centrada no indivíduo etc. Considero todas, em boa medida, leituras ou compreensões parciais de um objeto complexo e, por isso mesmo, tributário de uma análise crítica mais profunda.
2) Outro projeto, também ligado à saúde (campo em que atuo, pessoal e profissionalmente), tenciona percorrer os caminhos teóricos da chamada 'saúde coletiva' brasileira, revisitando seus principais teóricos ou formuladores. Neste percurso, que chamaria de crítico analítico, identificar elementos com que realizar uma análise crítica do momento atual da Saúde Brasileira: seus impasses, seus limites, suas posssibilidades, seus equívocos, seus acertos.
3) Por fim, um trabalho de criação que reúna textos em torno da gestão da clínica.
Fica o registro. Vamos ver como a ele chegamos quando findar o ano em curso.
Abraços!

Um comentário:

  1. Lirio Verde da Borborema, absolutamente perfeito!
    Adorei o recinto, posso sentir a pátina úmida do tempo. É um bom esconderijo,um bom lugar para o abandono.
    Pretendo voltar outras vezes aqui,aliás é o único lugar em que posso te encontrar depois que você tomou chá de lírio e sumiu!
    Kisses

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.