Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pepe Mujica é o presidente mais pobre do mundo

Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.

Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.

"Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.

Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.


Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.

Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.
Com El Guia Latino, através do Vermelho
Comentário do Senhor C.:

- E ainda o chamam de presidente mais pobre do mundo? Qual é? É o exemplo mais rico do mundo! Nenhum governante precisa morar em palácio, nem ter uma corte de privilégios a seu dispor. Nem governante, nem representante. 
Estive no Uruguai meses antes da campanha presidencial que elegeu o Senhor Pepe, e passei em frente a seu rincão. Mesmo como potencial presidente eleito, nada distinguia a sua propriedade da de seus vizinhos, exceto o orgulho com que apontavam: 'ali nora nuestro presidente!' Nenhum guarda, nenhuma muralha. Apenas cabras e ovelhas pastando mansamente ao redor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.