Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cartas encontradas (1)

da Correspondência pessoal do Senhor C.

"Caro Senhor C.

Gostaria de fazer um balanço ao final de cada ano passado de nossa vida. Um ano é sempre um tempo positivo, no sentido de um período que se soma ao tempo decorrido. Um ano pode ser, também, um tempo de descobertas, um período de construções, tanto quanto podemos conta-lo como vida consumida, energia gasta que não volta nunca mais.


Descobri que junto com este ato de balanço, na verdade uma reflexão necessária, um hiato no movimento sem fim da coisa que se vai, se definha, se consome, é possível se perceber o quanto podemos gostar de nós mesmos, na exata medida em que isso pode ser medido pelo quanto os outros gostam da gente mesmo, e também quantos novos gostadores passaram a fazer parte deste rol. Antes de mais nada, é o que importa mesmo a cada ano que passa: aumentar a lista dos nossos gostantes, seduzir novos amigos e introduzir novos personagens na nossa vida, no nosso script, no nosso desempenho nos palcos. Uma atitude que pode até ser compreendida com olhos nefastos, e ao fim devassos, mas que pede um olhar de natural disposição para o tempo e seu transcurso. Assim, se aliamos simplicidade e autenticidade nos nosos atos, esta positividade certamente detém o fluxo incessante do tempo que se vai e arrasta nossa juventude transformando-a em velhice, a que alguns insistem em dar o nome de maturidade.


Este tipo de pensamento é o que adorna minha atitude de viver a vida. Simplicidade, autenticidade, jovialidade são as atitudes com que me coloco frente à vida, frente ao tempo. Com elas sou feliz, sou forte. Enquanto tal, não aceito a vida com a resignação dos conformados, dos fracos, dos indecisos; aqueles a quem é dado viver como se conduzidos por fios invisíveis de um condutor oculto acima do palco. Antes a enfrento como se cada dia fosse sempre o primeiro e o último de uma vida plena de existência, resistência e persistência."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.