Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As lições que vêm do lixo!




Guardem este nome: Solonei Rocha da Silva.
É o ganhador da 48ª medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos encerrados ontem em Guadalajara, México. O que mais importa é que Solonei é, ou foi, gari. Conhecidos como catadores de lixo, foi a eles que Solonei agradeceu pela conquista da medalha.
Vem do lixo, portanto, nossa primeira lição destes dias.

Também nos ensinaram muito os colegas dos três garis atropelados há alguns dias pelo condutor embriagado de uma Toyota Hilux, que voltava de uma balada. Apesar de alguns chutes na porta - talvez manifestação de raiva ou indignação dos mais exaltados, pela tentativa de fuga do atropelador, foram logo contidos pelos seus companheiros. Nenhum deles tentou linchar ou espancar o mal-feitor, e o contiveram até a chegada da polícia.
Veio deles a segunda lição que vem do lixo.

São episódios que trazem à luz a manifestação preconceituosa - embora seguida de pedidos de desculpas formais e rápidas como notas de rodapé - feita pelo apresentador Boris Casoy, quando comentava a notícia dos garis desejando feliz ano novo aos telespectadores, "do alto de suas vassouras" como pronunciou em 'off' naquele canal de televisão.

Por estes três momentos, podemos aprender muito com o lixo, ou melhor, com seus humildes trabalhadores. Como homens tão dignos e honestos estão a anos-luz de distância de nossas elites, que só conseguem vomitar arrogância, desprezo e ranço contra a gente diferenciada que, todos os dias, levanta e trabalha com firmeza, garra e integridade, sem se importar com os "cultos" e "modernos" que, mais e mais, aumentam a distância das vassouras e só diminuem de tamanho.
Agem assim, todos os colonistas do PIG (feliz expressão de Paulo Henrique Amorim) que deitaram falação moral e reacionária sobre o câncer que acometeu Lula, exprimindo não só ódio como ignorância, pois foram além do que a medicina prescreve como relação entre tabaco, álcool e câncer de laringe, preocupados que estão em detratar a figura do maior líder carismático do país nos últimos cinquenta anos. E se arrastam para baixo da mais gasta vassoura que encontraram. A vassoura da mentira, do engodo e da distorção!

Deviam aprender mais com as lições de humildade e dignidade que têm dado, gratuitamente, os catadores de lixo deste país, aqui e lá fora.
Lições que vêm do lixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.