Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Pedro Rezende, da UnB, explica porque urnas eletrônicas são inseguras



Nos dias 28, 29 e 30 de março últimos aconteceu em Goiânia o 1° Encontro Nacional de Grupos Contra a Corrupção e a Impunidade que reuniu representantes da sociedade civil – todos muito ativos na Internet - procedentes de diversos estados brasileiros que preocupados em discutir o papel da OAB, da mídia, da Igreja, do Ministério Público, da Maçonaria e de outras instituições - na luta contra a corrupção e a impunidade existentes no país.
Um tema que também ganhou destaque no encontro foi “Transparência Eleitoral e Respeito ao Eleitor”, com a palestra do professor Pedro Antônio Dourado de Rezende, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, sobre a recente quebra do sigilo do voto eletrônico ocorrida em testes públicos conduzidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também abordou o assunto eleições a Dra. Sandra Cureau, Subprocuradora Geral da República, titular do Ministério Público Eleitoral, outra convidada dos organizadores.
O professor Pedro Rezende, que substituiu Amilcar Brunazo Filho, explicou detalhadamente porque as urnas eletrônicas em uso no Brasil são inseguras, detalhando o feito de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), liderada pelo professor Diego Aranha, que quebrou o sigilo do voto “desembaralhando” os sufrágios dentro da máquina que a Justiça Eleitoral brasileira garantia ser 100% segura.
Vale a pena assistir a palestra do professor Pedro Rezende, disponibilizada no Youtube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.