Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Califórnia: a falácia democrática ianque e o humor das ruas

Repressão vira arte pop em Wall street

De tão impressionante, a cena de um policial na Universidade da Califórnia jogando spray de pimenta diretamente contra um grupo de estudantes acabou virando paródia em sites e redes sociais nos Estados Unidos. Os estudantes da universidade se manifestavam na sexta-feira (18/11) em apoio ao movimento Occupy Wall Street de Nova York, que pede a mudança do atual sistema financeiro.

Os estudantes da universidade se manifestavam na sexta (18) em apoio ao movimento Occupy Wall Street de Nova York, que pede a mudança do atual sistema financeiro. As imagens do incidente provocaram indignação nos EUA por mostrar os manifestantes imóveis, sentados, tentando proteger o rosto.



Montagens bem humoradas feitas por internautas mostram o policial caracterizado como a Estátua da Liberdade, em cenas e quadros históricos, como "Guernica", de Pablo Picasso, e até mesmo atravessando a famosa Abbey Road com os Beatles.

Nas sátiras, o policial aparece sempre da mesma forma, com o braço estendido, em direção aos rostos da imagem parodiada, apertando o spray de pimenta.



As imagens do incidente provocaram indignação nos EUA por mostrar os manifestantes imóveis, sentados, tentando proteger o rosto enquanto recebem o jato de gás pimenta. Antes, o policial saca o tubo de gás e demonstra o que estava prestes a fazer.

Outras pessoas em volta da ação gritam para que o policial pare, mas a agressão dura alguns minutos, até que os estudantes começam a ser algemados e arrastados para viaturas. No total, dez pessoas foram presas.

Nas redes sociais, centenas de mensagens de protesto contra a ação policial foram postadas. Linda Katehi, reitora da Universidade da Califórnia, disse que se assustou com as imagens e afirmou que montará um grupo de força-tarefa para investigar o incidente. No entanto, membros da diretoria da própria universidade acusam a reitora de negligência ao permitir a entrada e a ação dos policiais.

Em uma entrevista à imprensa norte-americana domingo (20/11), Katehi afirmou que estará “engajada com os estudantes num diálogo para que o campus volte a ser seguro e calmo”.
Devido à violenta ação do policial, 11 estudantes precisaram ser atendidos no local por paramédicos, enquanto outros dois foram levados para hospitais da região. O policial que aparece como personagem principal do vídeo, John Pike, foi afastado por 30 dias por meio de uma ordem administrativa. Neste período, uma investigação irá apurar o que aconteceu na universidade.
Fonte: Opera Mundi


Comentário do Senhor C.:

 - Será que lá, como aqui, os estudantes em manifestação estarão sendo 'transformados' pela mídia em baderneiros, maconheiros e vândalos? Ou eles são 'coisa' de primeiro mundo? O que dá na mesma, só com os sinais invertidos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.