Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os políticos e as redes sociais: o caso Soninha




O texto a seguir de Maru Barém foi publicado no Blog Maria da Penha Neles!, em 10 de maio último, portanto, antes de Soninha Francine, o docinho de coco de Serra, dizer que o Metrô de São Paulo estava “sussa” (clique aqui) no dia em houve o acidente entre dois trens na Estação Carrão, ferindo cerca de 100 pessoas. 
Acredito que agora a Soninha, pré-candidata à Prefeitura da capital paulista pelo PPS (Partido Pró Serra), será mais odiada ainda.

Ao acompanhar o Twitter da Soninha Francine, atual pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, é possível que você se pergunte como e por que um dia acreditamos que ela poderia fazer diferença para a política brasileira. Sua carreira neste meio começou abençoada pelas expectativas de que ela fosse uma mulher descolada. Em 2001 ela foi demitida de seu cargo de apresentadora da TV Cultura após assumir que fumava maconha em uma entrevista para a revista Época. Gancho perfeito para o processo de essa-moça-pode-levar-ideias-arrojadas-ao-meio-político.

Junto com suas ideias ambientalistas, seu interesse pelo futebol e questões da classe média, Soninha virou ícone cool. Ganhou voz, respeito e em quatro anos se tornou vereadora de São Paulo. Atualmente, tomando um golinho deste drinque chamado realidade, a gente vê que a imagem de jovem de bom senso e atitude que havíamos criado para descrever Soninha era mera impressão. Afinal, seus mandatos como vereadora de São Paulo e subprefeita da Lapa, encerrados respectivamente em 2008 e 2010, recebem críticas até hoje.

Mas, voltando às redes sociais: o Favstar – que funciona como um cartão de visitas dos tuiteiros – traz uma compilação das mais absurdas e irresponsáveis postagens da jornalista/cineasta/política. É só ela tuitar um absurdo para que milhares de RTs seus sejam espalhados pela rede social, seguidos de comentários ácidos que a fazem parar nos trending topics nacionais com grande frequência.

Para completar, uma pesquisa divulgada nesta manhã [10/5] mostra que Soninha, como pré-candidata à prefeita de São Paulo, tem mais rejeição nas redes sociais do que peso político. O estudo foi encomendado pela empresa Scup, especializada em monitoramento de internet e traz uma análise dos comentários sobre os cinco pré-candidatos ao cargo de prefeito de São Paulo: José Serra, Fernando Haddad, Gabriel Chalita, Netinho de Paula e Soninha Francine.

Na análise dos comentários negativos, a maior porcentagem fica com Serra, com 55,8% dos tuites negativos – também pudera, sendo o favorito da opinião popular até agora – e em segundo lugar aparece quem? Ela mesma: Soninha, com 47,3%.





Porém, na análise geral de candidatos mais comentados, Soninha aparece com 5% e Serra com 38% do total. Reflita:





Sobre o resultado da pesquisa, Soninha emitiu nota oficial dizendo que “uma das razões é bastante mensurável: os tuiteiros governistas ou simpatizantes (…) são muito numerosos, muito mais organizados e muito, muito atuantes. Como eu sou de oposição, eles têm uma simpatia toda especial por mim… O mundo das redes sociais é como briga de torcidas organizadas: tem muita visibilidade, faz muito barulho, mas representa um pedaço bem delimitado da população, e não ela toda.”

Pausa para seu tuíte sobre a divulgação da pesquisa. Notem que ela faz referência ao caso dos vazamentos das fotos de Carolina Dieckmann.



Confira outras informações divulgadas pela pesquisa clicando aqui. E já que estamos falando de redes sociais, preparamos um top 5 com os “melhores” tuites de Soninha Francine, garimpados de seu próprioFavstar.

5º lugar – Que Loucura


4º lugar – Criminals Taking Advantage


3º lugar – Fazendo contas


2º lugar – O Metrô de São Paulo é ótimo


1º lugar – O Metrô de São Paulo é uma bosta (oito dias depois).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.