Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SÓCRATES ERA MAIOR DO QUE O FUTEBOL

O Lírio Verde se junta às homenagens prestadas ao 'magrão' e republica este post de Celso Lungaretti do Náufrago da Utopia.


Muhammad Ali esteve no Brasil quando assumia conscientemente o papel de símbolo da luta dos negros contra o racismo e Pelé, um gênio do futebol e um zero à esquerda em preocupações sociais.

Um repórter perguntou ao grande Ali o que achava de Pelé. Com seu brilhantismo habitual, ele respondeu algo assim (não encontrei a frase exata): "Se alguém é um esportista extraordinário, isto já basta. Mas, se além disto, ele também levanta as bandeiras de sua gente e trava o bom combate, aí sim ele é completo".

Sócrates era completo.

Parafraseando o que Foreman disse sobre o próprio Ali, talvez Sócrates não tenha sido o maior jogador brasileiro de todos os tempos, mas, sem dúvida, foi o melhor cidadão brasileiro que já atuou no futebol profissional.

A ponto de, quando os melhores cidadãos brasileiros saíram às ruas para recuperar o direito de elegerem o presidente da República, ele se ter comprometido com a multidão que lotava o Vale do Anhangabaú (SP) a recusar a proposta estratosférica da Fiorentina e permanecer no País para ajudar a reconstruí-lo, caso fosse aprovada a emenda das diretas-já.

Perdemos um grande companheiro, um irmão de fé. Foi doído demais.


Comentário do Senhor C.:

 - Difícil não se render aos épicos. Jogar futebol, ou mesmo gostar de futebol, não era duplamente fácil para aqueles que, como nós, sofríamos de duplo impedimento: primeiro, não tínhamos quase nenhuma habilidade para o esporte bretão; segundo, eram tempos de futebol ópio do povo e isso soava como uma boa justificativa para não nos sentirmos à vontade com futebol, jogadores e campeonatos. Sim, havia a saída do futebol de botão...mas isso era mera atividade escapista nos intervalos do estudo em grupo, das tarefas de casa, das provas quase semanais. Aí veio Sócrates e alguma coisa mudou: ele não era um jogador como os outros. Com ele, caíram por terra a associação jogadores + alienação; futebol + ópio do povo. Caíram, mas não obscureceram as relações escusas entre o business, o marketing esportivo e a prática do futebol, que no terreno propriamente capitalista ainda dá margem para críticas contundentes... Mas enfim...como veio, Sócrates se foi. E com ele, uma boa dose da expectativa de construir com o esporte um campo aberto às práticas de cidadania e ativismo social. Além da barba rala, Sócrates me faz lembrar de um outro jogador dos mesmos anos, e barbudo como ele: Afonsinho, que jogou no futebol carioca e, como o 'doutor', tinha uma capacidade intelectual acima da média dos seus pares, o que o fez persona non grata no meio da cartolagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.