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domingo, 26 de junho de 2011

NIetzscheanas II

 Nietzsche empreende uma démarche que é a um só tempo, uma interpretação e uma avaliação. Neste percurso, de que a Genealogia dá-nos uma visceral amostra, vai apontar quatro pedras angulares de sua filosofia, a saber: o ressentimento, a má consciência, o ideal ascético, momento da sublimação. Estes três são os momentos iniciais de uma tipologia das profundidades segundo Deleuze; a morte de Deus é o momento de recuperação da degenerescência havida nos momentos anteriores, e o momento do fim é o do último homem e o homem que quer morrer.
Ainda conforme Deleuze (2007), Nietzsche quer dizer que o homem é um ser aviltado, e o faz, toda vez que já não tendo necessidade de uma instância exterior, se proíbe a si próprio o que lhe proibiam, e se encarrega espontaneamente de uma vigilância e de fardos que não lhe parecem vir do exterior. Matéria de recalque, diriam talvez leitores mais freudianos. Assim é que, ainda segundo o comentador francês, para Nietzsche, a história da filosofia ocidental, dos socráticos aos hegelianos não passa de uma história das extensas submissões do homem, e das razões que ele se dá para legitimá-las. Eis uma chave para uma leitura da Genealogia, um texto em que nosso intérprete do homem vai examinar a gênese de sua moral, e na qual desenvolve boa parte das categorias apresentadas acima, isto é, em que constitui três dissertações sobre, respectivamente, o ressentimento, visto pelas lentes prismáticas dos conceitos de ‘bom’ e ‘mal’, de bom e ruim; a má consciência, verificada na gênese e introjeção da culpa e da acusação; e o ideal ascético.


  

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