Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Em boa companhia



O jornalista Merval Pereira foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Venceu de goleada a seu concorrente, o escritor Antonio Torres, de quem me lembro ter lido um livro na adolescência. Merval Pereira nunca tive o prazer, ou desprazer ,de ler, embora saiba de sua atuação como colunista do jornal o Globo, apresentador de programas no Canal Globo News. É, portanto, funcionário das organizações dos Marinho.

Nem mereceria figurar aqui neste blog, tamanha a desimportância que tem para mim. No entanto, é sua eleição para a ABL que fez por merecer o registro. Agora, está em boa companhia. Passará a tomar o chá das cinco com José Sarney, Ivo Pitanguy, Eduardo Portela e outros ...'imortais'.

É mesmo um sinônimo de Brasil, em que poder, pompa, circunstãncia e arrivismo andam de mãos dadas em vários setores da vida nacional. Não faço mesmo nenhuma idéia de qual a grande contribuição que a ABL dá às letras ou à língua nacional. Cada vez mais se parece com um clube de amigos, uma confraria de sexagenários em busca de um último laurel: o de se declararem imortais de nossa literatura. 

Pena que à medida que aumentam em número os imortais, diminuem assustadoramente os escritores e amantes das letras em vida.

E a Academia Brasileira de Letras vai se tornando um mero museu de excentricidades, políticos e apaniguados. 

Enfim...nada a lamentar, apenas a registrar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.